.

.

domingo, 8 de abril de 2012

Flores a Vovô Miguel

                               “Tu, flor que nasceste nesta mata boa
                                 E onde revoa o pirilampo andas
                                 Que te ilumina quando a noite desce
                                 Que transparece de ilusão fulgás.”
 
Poema de Miguel dos Santos Paz que se serviu de inspiração para que se apreciasse a exposição de aquarelas “Flores a Vovô Miguel”. A exposição faz parte do projeto de edição do livro com poemas escritos em 1892 a 1897, na época que execia a profissão de professor em várias localidades rurais da região.
 
A Escola Municipal Miguel Paz, Lavras do Sul, em que emprestou o nome, esteve em atividade no período de 1963 a 2002, nas localidades de Rincão dos Mottas, Passo da Pedra e Pontas dos Salsos. Nela passaram as seguintes professoras: Dorotéo Machado, Dorvalina Munhós Nunes, Jaude Munhós, Diva Alves Ferreira, Marta Maria Moreira, Maria Gerlen Rodrigues Chagas, Dalva Modernel da Motta, Maria Julieta Barbosa, Marilene Gonçalves, Eliz Rejane Rocha Figueiredo e Rita de Cássia Ferreira de Vargas
 
Maria Miguelina, filha mulher mais velha de Vovô Miguel, também foi professora e teve oito filhos, dos quais três mulheres: Eloir, Vilma e Valda. De mesmo modo, as netas, foram professoras e exerceram lideranças nas comunidades onde trabalhavam, respecitivamente Santa Bárbara, Lanceiros e Cerrito do Ouro. 

Lislair Leão Marques, bisneta, e Vilma Leão de Freitas, neta e apoiadora do projeto “Flores a Vovô Miguel”
Publicado no Jornal do Pampa - 23nov2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário