.

.

domingo, 8 de abril de 2012

Exposição "Flores a Vovô Miguel"

Miguel dos Santos Paz, foi casado com Maria José Bitencourt, com quem teve oito filhos: Maria Miguelina, Aurecy, José Afonso, Francisco, Nilo, Floriano, Vilson e Guido. Faleceu em 1958 aos 82 anos e pelos seus feitos, ao seu tempo, deixou cravado o seu nome em denominações de ruas na Vila Sul e em Minas do Camaquã no município de Caçapava do Sul e em Artigas no Uruguai, ainda teve nome de escola no município de Lavras do Sul. Também foi editor na Folha do Sul.

Deixou registrada sua biografia em que revela que iniciou a vida de professor particular, logo após ter casado e fixado residência no Seivalzinho. Começou com quinze alunos e exerceu a atividade por quase cinqüenta anos. Sua bela letra já distingue um homem romântico como diz parte de seu poema “As flores dos meus tempos.”:

             Todas as flores que adorei na minha infância
             Desfolharam-se algumas pelos anos
             Ainda sinto delas a fragrância
             O tempo, só me trouxe desenganos.

             Suas rosas desfolharam tão cedo
             Mas por pesares que não sei definições
             E ao lembrar-me pois ainda conservo
             Com reservas de todas as afeições.

Lislair Leão Marques, bisneta – do ramo familiar de Maria Miguelina -, sempre ouviu falar da boa pessoa de Vovô Miguel e se mostrou surpresa quando recebeu os registros que constam histórias e poemas por ele escritos que datam de 1892 a 1897. A iniciativa foi editar os registros e para angariar fundos para a publicação fará uma exposição e uma oficina de aquarelas denominada “Flores a Vovô Miguel”.

A exposição e oficina farão parte da “Mostra de Artes Visuais” promovida pela Casa do Poeta de Caçapava do Sul, alusivas as comemorações do segundo aniversário de reestruturação da Casa do Poeta. A artista plástica Amanda Veber também apresentará os seus trabalhos. Complementa as comemorações do aniversário um jantar poético com a presença de um artista porto-alegrense no dia 7 de novembro, às 20h, no Salão Paroquial. 

A Mostra de Artes Visuais terá abertura no dia 6 de novembro às 18h e estará aberta a visitação do dia 7 a 11 de novembro, das 14h às 21h. A oficina de aquarelas será de 7 as 10 de novembro, das 14 às 18h. 


Publicado no Jornal do Pampa - 11nov2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário