Miguel dos Santos Paz, foi casado com Maria José Bitencourt, com quem teve oito filhos: Maria Miguelina, Aurecy, José Afonso, Francisco, Nilo, Floriano, Vilson e Guido. Faleceu em 1958 aos 82 anos e pelos seus feitos, ao seu tempo, deixou cravado o seu nome em denominações de ruas na Vila Sul e em Minas do Camaquã no município de Caçapava do Sul e em Artigas no Uruguai, ainda teve nome de escola no município de Lavras do Sul. Também foi editor na Folha do Sul.
Deixou registrada sua biografia em que revela que iniciou a vida de professor particular, logo após ter casado e fixado residência no Seivalzinho. Começou com quinze alunos e exerceu a atividade por quase cinqüenta anos. Sua bela letra já distingue um homem romântico como diz parte de seu poema “As flores dos meus tempos.”:
Todas as flores que adorei na minha infância
Desfolharam-se algumas pelos anos
Ainda sinto delas a fragrância
O tempo, só me trouxe desenganos.
Suas rosas desfolharam tão cedo
Mas por pesares que não sei definições
E ao lembrar-me pois ainda conservo
Com reservas de todas as afeições.
Lislair Leão Marques, bisneta – do ramo familiar de Maria Miguelina -, sempre ouviu falar da boa pessoa de Vovô Miguel e se mostrou surpresa quando recebeu os registros que constam histórias e poemas por ele escritos que datam de 1892 a 1897. A iniciativa foi editar os registros e para angariar fundos para a publicação fará uma exposição e uma oficina de aquarelas denominada “Flores a Vovô Miguel”.
A exposição e oficina farão parte da “Mostra de Artes Visuais” promovida pela Casa do Poeta de Caçapava do Sul, alusivas as comemorações do segundo aniversário de reestruturação da Casa do Poeta. A artista plástica Amanda Veber também apresentará os seus trabalhos. Complementa as comemorações do aniversário um jantar poético com a presença de um artista porto-alegrense no dia 7 de novembro, às 20h, no Salão Paroquial.
A Mostra de Artes Visuais terá abertura no dia 6 de novembro às 18h e estará aberta a visitação do dia 7 a 11 de novembro, das 14h às 21h. A oficina de aquarelas será de 7 as 10 de novembro, das 14 às 18h.
Publicado no Jornal do Pampa - 11nov2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário